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terça-feira, 4 de agosto de 2009


Oie...

Recebi um email muito interessante falando sobre o hábito de estarmos toda hora beliscando...bem legal olhem só!









Diferencie a fome da vontade de comer e escape das calorias extras.





Sentir fome o dia todo não é normal. Se você não passa mais de meia hora sem mastigar alguma coisa, alerta ligado. Pode ser esta a explicação para suas dificuldades com a balança. E, em geral, quem age assim não sente fome. Nenhum organismo tem uma necessidade tão intensa de consumir alimentos , afirma a nutricionista responsável pelo MinhaVida, Roberta Stella.




Trata-se de um sintoma que mascara ansiedade ou é disparado quando somos expostos a sensações visuais ou olfativas tipo passar na frente de uma confeitaria incrível, mesmo tendo acabado de comer.






  • A fome, em si, é um processo fisiológico que indica a necessidade do corpo por alimentos para manter as suas funções normais (respiração, batimentos cardíacos, contrações musculares) e realizar as atividades diárias e as do organismo.





  • Já a vontade de comer não escolhe hora e pode aparecer até mesmo logo após uma refeição, quando você já está satisfeito.





Sucumbir freqüentemente à vontade de comer pode levar ao excesso de peso e à sensação de descontrole. Por isso, a principal atitude é estabelecer uma rotina alimentar, estipulando horários para as refeições principais e, também, para pequenos lanches intermediários.





A nutricionista do MinhaVida identifica as principais situações em que o vício da mastigada mantém-se à espreita.





Perigo: Você tem mania de ficar beliscando, mesmo tendo acabado de comer


Como resolver: nas refeições principais (café da manhã, almoço e jantar), consuma alimentos com maior volume e menor quantidade energética como frutas, legumes, verduras, além de cereais integrais (por exemplo, arroz integral). Dessa maneira, o organismo irá receber o alerta de saciedade, levando à interrupção da ação de se alimentar.


Outra dica é estipular horários para pequenos lanches entre as refeições principais. Isso evita ficar beliscando e perder a noção de quanto alimento já foi consumido.





Perigo: Abusar do couvert e pedir uma refeição mais leve no restaurante


Como resolver: No momento em que chegar ao restaurante, a fome pode estar dando sinal de vida. Entretanto, o mais prudente é fazer logo o pedido e dispensar petiscos ou o couvert, que acrescentam calorias desnecessárias no seu cardápio.





Perigo: Sempre que senta para assistir à televisão, arruma uns petiscos


Como resolver: ao assistir ao seu programa preferido, evite comer em frente à TV. Dividir a atenção com o alimento faz com que você perca a noção da quantidade ingerida, comendo demais. A melhor atitude é fazer um lanche pequeno entre as refeições principais, podendo ser frutas, iogurte, suco, barrinha de cereais.








Fonte: Minha Vida







5 comentários:

  1. Tudo isso que ai está é verdade, mas, há também um outro problema, vontade de comer a toda hora pode ser sintoma de ansiedade, stresse, nervosismo e nestes casos é bom a ajuda de um psicólogo.

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  2. oi ! adorei o post.
    obrigada por comenatr no meu blog, vou estar te seguindo, me segue ?
    bjs

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  3. OI Gill...eu tenho que parar de beliscar...hj mesmo foi assim (comi tanto, meu Deus...) mas valeu pelas dicas. Todas as vezes que eu sentir fome (ou vontade de comer) vou lembrar desse post. Beijos, Flor!!!!!

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  4. Todas as vezes que eu sentir fome (ou vontade de comer) vou lembrar desse post. [2]

    Vlw pelo comentario la no meu blog

    ^^

    Visita retribuida...

    Volte mais vezes... Beijo.

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  5. eu consigo diferenciar, o problema eh me controlar haha

    ;*

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