Pentes...qual o seu tipo?


Pentes: saiba qual é o melhor tipo para cada cabelo Usar o produto certo proporciona brilho e evita a quebra dos fios


Largos, finos, com cabos longos, curtos, de plásticos, madeiras: há no mercado uma infinidade de pentes e com funções variadas. Muitas vezes, a diversidade é tanta que complicada na hora de adquirir este utensílio de beleza.




Pente tipo garfo






Pente tipo jacaré



1) Qual o pente ideal para cada cabelo?

Lisos e finos: Geralmente para este tipo utilizamos pentes de madeira, porque este fio costuma estar ou ser muito elétrico e possuir uma estática (frizz) grande, em geral, os de madeira possuem dentes largos o que facilita o pentear, além de minimizar os arrepiados.


Grossos e com volume: direcionamos os pentes de material plástico que são bem resistentes e com dentes abertos para facilitar a passagem dos fios e não quebrarem.

Ondulados: este cabelo merece uma atenção especial, pois geralmente este tipo de fio não é penteado diariamente, já que deixa o cacho irritado ou sem forma. O melhor é, após a lavagem, penteá-lo uma única vez com o auxílio de um pente com dentes bem largos e de preferência de madeira para evitar arrepiados. Durante o dia, dar aquela ajeitada com as mãos é melhor.

Afros: o interessante é o cuidado constante, pois até mesmo no pentear pode quebrá-lo ou arrebentá-lo, então um desembaraçar suave para que isto não aconteça é o ideal. O pente tipo jacaré - com dentes em formato de gota - ajuda e muito, ou até mesmo, os modelos em garfo também não agridem este cabelo.



2) Qual a indicação do pente tipo garfo?

O pente garfo é para dar forma e soltar um cabelo muito crespo, além de ajudar a desembaraçar os cabelos afros que são sensíveis. Este tipo de pente foi muito usado nas décadas de 70 e 80, quando as discotecas lançaram a moda black power .


3) E em relação aos dentes: os largos são melhores para desembaraçar?E por que as pontas dos dentes são arredondadas?

Sim. os dentes largos são melhores para desembaraçar, porque não seguram os fios permitindo-os que sejam penteados sem o uso da força. As pontas dos dentes são arredondadas para que as mesmas não machuquem o couro cabeludo e não causem fissuras nos fios.


4) Quais pentes são mais indicados para modelar o cabelo?

Os pentes mais indicados para modelagem são os do tipo jacaré que possuem dentes específicos para este trabalho, além de possuírem um desembaraçador no seu cabo. Ele também ajeita os cabelos curtos e médios, após serem escovados.


5) E quanto ao cabo dos pentes? Há diferença entre os curtos ou longos, mais grossos ou finos?

Os cabos têm função de transmitir segurança e de definir o tipo de trabalho que será executado. Geralmente, os profissionais de beleza possuem este olho clínico e já sabem qual tipo de pente usar em cada cabelo. Eles facilitam o trabalho quando usados da maneira certa e se adequando à pegada. Não terem rebarbas e serem ergonômicos.


6) Por que dizem que os pentes de madeira ou tartaruga são os mais indicados?

Os pentes de madeira possuem um fator que os de plástico ficam a desejar que é a neutralização da estática. Do tipo jacaré são usados para dar acabamento nos penteados com escova, soltar uma franja e deixar o cabelo com um ar mais natural.


7) Como deve ser feita a conservação dos pentes? É preciso lavar após o uso entre uma pessoa e outra? Usa-se água e sabão ou álcool?

A conservação dos pentes deve ser feita regularmente, pois os usados por diversas pessoas precisam de uma assepsia maior. Lavar com o auxílio de um sabão neutro, após o uso entre indivíduos diferentes é o mais indicado, porque evitará problemas de pele. Não usar os dentes do pente para retirar cabelos presos nas escovas. Isso irá entortá-los.



Fonte: Minha Vida
Por Gennaro Preite é cabeleireiro e consultor técnico da Condor, líder nacional na fabricação de escovas para o cabelo.

Bjinhos!!!
^^

3 comentários

  1. eu uso o tipo jacaré. mais ñ tenho um pq ñ. só compro.
    bjus

    ResponderExcluir
  2. amei o post...me ajudou muito. Eu uso escova, mas acho que o mais adequado mesmo é o pente de madeira...vou ver se acho um por aqui. Beijos, Gil, ta tudo em paz, linda?????

    ResponderExcluir

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger